Separadores de Pó

Gostou? compartilhe!

Também conhecidos como ciclones, os separadores de pó consistem em dispositivos que, conforme as suas próprias definições pressupõem, são utilizados para separar o pó presente em um processo industrial através da força centrífuga. Tecnicamente, o funcionamento dos separadores é baseado no seguinte passo a passo:

A poeira adentra um corpo cilíndrico através de um espiral presente em suas estruturas. A partir disso, os resíduos são conduzidos para a parte inferior da peça com base em um movimento denominado de torção. Por se tratar de um deslocamento apoiado em forças centrífugas, é possível que as partículas sejam transportadas até a parede do ciclone em si, fazendo com que a formação de tiras seja um dos principais resultados do processo.

De quebra, ainda é possível se fazer com que a poeira caia em uma espécie de câmara de descarga.

Por fim, uma válvula do tipo rotativa se responsabiliza por, de forma completa, vedar o equipamento e, nele, ainda descarregar a poeira coletada. Na última etapa do procedimento, o ar separado da poeira flui rapidamente para o tubo de saída.

No campo prático – e em função de todas essas técnicas que permeiam seu funcionamento –, o separador de pó também pode ser denominado de diferentes formas. Confira quais são elas:

  • Ciclone separador;
  • Separador de pó ciclone;
  • Ciclone separador de pó;
  • Ciclone industrial;
  • Ciclone para coletor de pó.

Referência na projeção de separadores para pós, a IF do Brasil está à disposição de todo o segmento industrial. Contate!

Se sua indústria necessitar adquirir um separador de pó completo em termos de durabilidade e funcionalidade, entre em contato com a IF do Brasil. Não espere!